top of page
Buscar
  • coopesg

Volta às aulas: saiba como se preparar para esse momento!



A volta às aulas é um momento ansiosamente aguardado por todos os estudantes.

Pois representa o início de um novo ciclo e é, também, um momento para reencontrar os amigos.

Estar preparado para voltar às aulas é essencial para começar um ano de estudos com o pé direito. Afinal, dessa forma é possível reorganizar a rotina e se planejar para novos desafios.


1. Arrume seu material escolar

Antes de tudo, para se preparar para voltar a uma sala de aula, é preciso ter em mãos os materiais escolares que irá usar. Eles são essenciais para fazer suas anotações e manter uma organização entre cada disciplina da escola.

Mas não se esqueça: lápis, papel e borracha não são os únicos acessórios necessários para a escola. Outros utensílios, como garrafinha de água, também são indispensáveis. Ela evitara que você precise ir ao bebedouro várias vezes durante uma mesma aula.


2. Monte um cronograma de estudos

Com os seus materiais já em mãos, chegou o momento de se planejar. Estudar além da sala de aula é algo significativo para o processo de aprendizagem. Antes mesmo de suas aulas voltarem, monte uma rotina e cronograma de estudos.

A dica é: crie um cronograma que vá de acordo com as suas limitações. Não tente fazer rotinas extremamente rígidas e pouco realistas, pois isso pode afetar o seu psicológico e autoconfiança. Nos incentivar a estudar é ótimo, mas sempre respeitando os seus limites.


3. Equilibre os estudos com os momentos de lazer

Sim! Os estudos são totalmente importantes para um estudante. Contudo, os momentos de lazer são necessários — e indispensáveis! — para um estilo de vida agradável.

Ao criar sua rotina de estudos, não deixe de considerar os períodos que precisa aproveitar com a família.


4. Estabeleça horários para dormir e acordar

Um bom sono é algo indispensável para nosso desempenho e concentração. Ele influencia diretamente em nossa capacidade de raciocínio e, quando desvalorizado, pode prejudicar os estudos.

Por isso, ao se preparar para voltar às aulas, estabeleça horários para você dormir e acordar. Muito provavelmente o seu corpo acostumou-se a dormir até mais tarde durante as férias. Porém, este é o momento para reverter o hábito!


5. Prepare-se para reencontrar as amigos

Sabemos que a volta às aulas não é somente sobre os estudos. Depois de um longo período de férias e festas de final de ano, esse é o momento para rever os amigos. Então, esteja preparado para esses momentos de descontração também.


6. Pratique e pratique a leitura durante as férias

Manter uma rotina de leitura durante as férias escolares é importante para o diálogo, mas é também essencial para que o estudante permaneça conectado com as suas responsabilidades.

Então, organize um recanto de livros em casa e considere de uma variedade de gêneros: poesia, histórias em quadrinhos, ficção histórica, mistérios e biografias são importantes para expor as crianças a novas palavras e mundos.


7. Mantenha o entusiasmo

Estudar sem força de vontade não é nada legal para um estudante. Embora existam alguns tabus de que a escola não é divertida, isso não é verdade! E nem deve ser. O processo de aprendizagem precisa ser algo prazeroso, que acrescente em sua vida.

Por isso, ao voltar às aulas, mantenha-se de cabeça em pé! Caso não esteja com muito entusiasmo, busque por alternativas que possam te alegrar.


8. Deixe o uniforme escolar no jeito

O uso do uniforme escolar é indispensável!

É obrigatório o uso do uniforme todos os dias, inclusive em horário de aulas no contraturno, aulas de campo, trabalhos, sábados letivos e outras atividades em que o seu uso seja exigido. O tênis é obrigatório e compõe o uniforme escolar.

NÃO é permitido o uso de acessórios (bonés, chinelos, etc) ou outro tipo de vestimenta que descaracterizam o uniforme.


9. Foque nos estudos desde o primeiro dia

Retornar a rotina logo de cara pode parecer um tanto quanto complicado. Contudo, a longo prazo, o esforço de estudar com uma boa frequência com certeza vai trazer frutos.

Estar focado desde o primeiro dia de aula faz com que você comece o trimestre de maneira produtiva e bem desenvolvida. Dessa forma, você evita deixar tudo para em cima da hora e ter que correr atrás do prejuízo somente no último mês de aula.


10. Cuide de sua saúde mental

Muitas vezes, as cobranças e expectativas em cima de um aluno podem causar problemas de ansiedade. Por esse motivo, é essencial que, você, estudante, sempre priorize a sua saúde mental.



58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page